Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Esse trabalho tem como justificativa promover uma interação entre os fenômenos cotidianos observados através do cinema e, a teoria apreendida em sala de aula sobre o desenvolvimento humano na fase adulta inicial.
2. Característica do filme
Titulo
MEDIANERAS: Còmo encontrar El amor si no sabés donde está?
MEDIANERAS: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Baseado no curta-metragem de mesmo nome, e tendo o mesmo diretor e escritor, Gustavo Taretto, "Medianeras" é um filme argentino estreou no Brasil em 2 de setembro de 2011. Foi filmado na Argentina e Espanha com atores de ambos os países, tendo como protagonistas os atores Javier Drolas (Martín) e Pilar López de Ayala (Mariana). Participou na Mostra Competitiva no Festival de Gramado em 2011, no qual venceu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro. O longa é um retrato moderno sobre como as pessoas se relacionam na era digital e como as tecnologias e até mesmo a arquitetura de uma grande cidade são responsáveis por nossa constante solidão.
Elenco
Javier Drolas: Martín
Pilar López de Ayala: Mariana
Inés Efron: Ana
Rafael Ferro: Rafa
Carla Peterson: Marcela
Adrián Navarro: Lucas
Jorge Lanata: Médico
Alan Pauls: Ex-namorado de Mariana
Romina Paula: Ex-namorada de Martín
Sinopse
Entre construções de Buenos Aires vive Martin, um web designer que trabalha em casa e que fora abandonado pela namorada, tem fobia a tudo e por isso não sai de seu apartamento. Ele acredita que os males da sociedade estão diretamente vinculados à arquitetura da cidade, mal planejada, que cresce sem lógica, que nos separa e como consequência nasce violência, a falta do desejo, a falta da comunicação, a depressão e até mesmo o suicídio. Sem saber, porém, no prédio ao lado, mora Mariana, uma arquiteta, que após o término do curso não conseguiu engrenar na profissão, hoje é vitrinista e tem depressão, passa suas horas em frente seu Mac, assim como Martin. E esta mesma cidade que os separa, será também