Resumo - Filme Medianeiras
Erika Ribeiro Vieira
Técnicas Restrospectivas
Resumo Filme – Medianeiras
O filme se passa em Buenos Aeres, e apensar de ser de anos atrás relata bem o que vivemos hoje em dia, a solidão “física”, pois prezamos mais a companhia virtual do que ter pessoas ao nosso lado. Ou seja, estamos nos afastando cada vez mais das relações humanas.
A história gira em torno dos desencontros de Martín e Mariana. Eles se conhecem pela internet sem saber que são vizinhos. Suas quitinetes são uma de frente para outra, porém não há janelas já que ficam localizados nas paredes laterais (medianeras) entre os prédios e onde na Argentina é proibido por lei fazê-las. A fim de ganhar um pouco mais de luz, os moradores costumam abrir janelas pequenas, caóticas nessas paredes e é exatamente isso que ambos os personagens fazem. A arquitetura passa como a vilã que isola as pessoas e diminui a comunicação física entre elas.
Ele é um criador de sites cheio de fobias que vive em seu apartamento com a cadela de sua ex-namorada que o abandonou. Ela é arquiteta, mas trabalha como vitrinista, também enfrenta um término recente.
O filme mostra que essas conexões instantâneas e grandes simplesmente acontecem e independem da vontade. É exatamente como o título da canção diz: “o amor vai te encontrar no fim das contas. Independente dos esforços para atrair ou repelir”, que não deixa de ser semelhante à “onde está o Wally”, a pessoa encontrar a metade da laranja é mais complicado do que parece.
E aí quando você finalmente conseguir descobrir onde está o Wally na cidade, possa ser que ele esteja mais perto de você do que imaginava, mesmo que o bom senso diga que não. Porque pra essas coisas não existe bom senso. É tudo instinto e, no fundo, a gente sempre sabe o que deve fazer e quando deixar de ter medo. Em Medianeras mostra que um sorriso pode nascer a cumplicidade.
"Medianeras" fala sobre a cidade urbana, que está em constante e desordenado crescimento,