Relação do Filme Intocavéis com a Fenomenologia
PROFESSORA: M.s MARIA ANDRÉIA
ALANA CARAVALHO BASTOS
JÉSSICA ELAYNE MENESES MEDEIROS
JÉSSICA VALÉRIA MATIAS RODRIGUES
MAYRA LOUISE SALES MIRANDA
RAYANNE MATIAS CARNEIRO
Relação do Filme Intocáveis com a Fenomenologia
A primeira idéia que se tem, é que para fenomenologia o que importa é o presente (o agora) e no homem como o ser bom. Diante desse conceito pode-se citar a cena do restaurante em que o personagem paraplégico Philippe vai ao encontro de um amigo para conversa e nesse dialogo o mesmo aconselha a ele que seu acompanhante não era adequado, para estar na condição de seu cuidador pois seu passado era conturbado (fichas criminais). Mais relacionado com a idéia da fenomenologia de que o que importa é o presente, Philippe contrapõem-se ao seu amigo e diz que: para ele o que importava não era o passado de seu cuidador, mais sim o presente ou seja o modo como ele o tratava (sem pena frente a sua deficiência).
A segunda idéia, vem baseada no existencialismo onde infere-se a questão da verdade que é o individuo introduz uma verdade dentro de sua existência mesmo sem conhecê-la. E o desafio já infere que deve-se ousarmos vivermos nossas verdades frente as verdades dos outros. Em relação a verdade esse conceitos destaca-se a seguinte cena do filme, quando Philippe faz uma seleção para a vaga de um cuidador e conhece Driss que até então não demonstrava interesse para o cargo, mais mesmo assim Phillipe diante da verdade de Driss, preferiu inseri - lá a sua existência e o contrata. Já em relação ao Desafio, podemos relatar que cada um viveu sua verdade sem modificá-lá frente as atitudes, dificuldades vivênciadas por ambos os personagens.
A terceira idéia, faz inferência ao existencialismo relacionado ao individuo que relata que o homem tem a opção de escolha e apartir dessa escolha ele assume a responsabilidade e vive angustiado. Relacionado ao filme têm-se a cena em que Driss é desafiado por Phillipe a passar um mês como seu