COMPROMISSO DO PROFESSOR NA SOCIEDADE
JANETE DE JESUS SANTANA1
RESUMO
Este trabalho tratará do compromisso social do professor para com seus alunos, baseando se nas perspectivas educacionais. Abordando qual o real papel do professor na formação do aluno sendo ele o responsável por formar cidadãos que gerirão a sociedade.
PALAVRA CHAVE
educação; sociedade; professor; aluno
“a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”.
(Pinto 1989)
Comecemos com um questionamento: Qual a relação da educação com a sociedade? Bem! Vamos definir educação e sociedade para ter um melhor entendimento sobre o tema.
De acordo com o filósofo teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.
Segundo Paulo Freire Educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta. Sem respeitar essa identidade, sem autonomia, sem levar em conta as experiências vividas pelos educandos antes de chegar à escola, o processo será inoperante, somente meras palavras despidas de significação real.
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".
Já segundo o dicionário Aurélio Conjunto de membros de uma coletividade, sujeitos às mesmas leis.
A sociedade é mutável, e as praticas pedagógicas tendem a acompanhar tais mudanças, ou não, porém a educação terá sempre seu valor fundamental em