The Persuaders
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
MERCADOLOGIA I
ALUNA: RAFAELA DE SIQUEIRA
PROF: ANTONIO MEDINA
“The Persuaders” e a atividade publicitária mundial
Somos bombardeados por publicidade o tempo todo. Os brindes como calendários, chaveiros, camisas são formas de manutenção do imaginário. As personagens de uma novela elevam as vendas ao consumir tal marca no horário nobre. A internet está abarrotada de ads e o Facebook nos oferece produtos o tempo todo, com base em pesquisas que fizemos pelo Google. Nas grandes cidades, as ruas respiram propaganda: em pontos de ônibus, no metrô, nas vitrines e restaurantes; por vezes o desejo de consumir um produto é despertado ao ver uma imagem que remeta a ele. O filme “Medianeras:
Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, de 2011 retrata a influência da internet e da propaganda no dia a dia dos indivíduos. As “medianeras” são as paredes laterais e sem janelas dos edifícios, que acabam por abrigar publicidade e afastam os vizinhos que não podem, então, se comunicar e se conhecer através das janelas.
O “The Persuaders” aborda a dinâmica publicitária moderna e os desafios de chamar a atenção do público num espaço em que se produz cada vez mais e em um ritmo acelerado. É constante a necessidade de repensar as maneiras de atrair os olhares e o “pensar fora da caixa” é um conceito chave justificado pela imunização e esclarecimento dos efeitos da publicidade, por vertentes da própria comunicação de massa.
O mercado publicitário contemporâneo trabalha com muito mais do que convencer as pessoas a adquirir um determinado produto ou serviço. A necessidade de manter o público fiel transformou o padrão da propaganda, que passou a buscar um nível mais alto de comunicação através da conexão emocional e psicológica com o consumidor - os produtos são carregados de significados construídos que, socialmente, se tornam representações pessoais do público alvo. Consumir um determinado produto ou marca diz muito sobre