Medianeras
Referência: http://www.g1filmes.com/baixar/download-medianeras-buenos-aires-na-era-do-amor-virtual-dvdrip-dual-audio> acesso em 17/03/13.
O filme Medianeras- Buenos Aires na Era do Amor virtual aborda as relações humanas na pós-modernidade, diante de um cenário cibernético, onde a vida e consequentemente, as relações interpessoais se limitam ao uso da Internet .
Os dois jovens, Martin e Mariana moram no mesmo prédio e são fascinados pela Internet. Martin, por exemplo trabalha com criação de sites e por consequência acaba fazendo tudo por meio dos aparatos virtuais: paga contas, compra comida e conhece pessoas, Martin que é cheio de fobias, só se sente motivado a sair pra rua para levar o cachorro da sua ex-namorada, pra passear. Mariana, por sua vez é arquiteta e trabalha com decoração de manequins, os quais parecem ser a figura mais próxima do humano, com quem ela se relaciona. Mariana também faz uso constante da Internet, inclusive já tendo teclado com Martin, que mora, em apartamento em frente ao seu, cruzando com ele algumas vezes pelos corredores, no entanto, não sabendo que ambos já se falaram antes.
A trama se passa na cidade de Buenos Aires, e é trabalhada de tal forma que o telespectador passa a acreditar que o cenário, a cidade em si, com seu aspecto frio, insensível e distante também é um personagem do filme, personagem este que se mostra dificultando a proximidade entre Martin e Mariana, através da presença de
paredes cegas (as medianeras) nos edifícios sem janelas. A arquitetura dessa cidade faz uma analogia com as relações que deixam de ser estabelecidas, devido ao uso excessivo e exclusivo da Internet. Assim como as medianeras dificultam que Martin e Mariana se conheçam pessoalmente e vivam definitivamente o amor que os espera, a substituição das relações interpessoais, pela internet, representada por um ambiente frio, distante insensível tal qual o da cidade de