Cantigas de roda na educação infantil
CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFATIL
INTRODUÇÃO
As cantigas de roda possibilita o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para assim comecem a perceber a função social da oralidade, como uma forma de linguagem, veículo de comunicação e idéias.
Permite o acesso à cultura oral, ressaltando seu valor na educação infantil, pois é na infância que se aprende a valorizar a riqueza de nossas tradições culturais, dar espaço para as cantigas de roda oportunizando momentos de leitura e escrita onde possam ler, escrever, interagir, pensar, criar, analisar e expressar seus conhecimentos, construindo habilidades para se tornar leitores e escritores competentes, exercendo seu direito de cidadãos.
OBJETIVOS
Conhecer deferentes culturas musicais;
Explorar as cantigas de rodas;
Ampliar a consciência fonológica
Conhecer as características de uma cantiga de roda tais: estrofe, quantidade, se existe rima ou não;
Refletir sobre o nome da cantiga de roda;
Perceber e explorar os sons com gestos e os movimentos corporais;
Expressar sensações ritmos por meio de gestos;
DISCUSSÃO
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. As Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local,