Plano de Contas
A Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os atos e fatos de natureza econômico- financeira que o afetam e estudando suas dinâmica financeira.
No Balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
A presente obra tem como objetivo promover o conhecimento das contas patrimoniais para precisão na apuração do Balanço Patrimonial.
O Plano de Contas é o conjunto de Contas, previamente estabelecido que nortea os registros de atos e fatos inerentes a entidade, serve como parâmetro para elaboração das demonstrações contábeis.
A montagem de um plano de contas deve ser personalizada de acordo coma necessidade da empresa conforme sua necessidade.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização, sua montagem deve ser levando em conta três objetivos:
1- Atender as necessidades de informação da administração da empresa .
2- Observar formato compatível com os princípios da Contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis( lei 63404/76 a chamada Lei das S/A).
3- Adaptar-se as exigências externas, principalmente a da Legislação do