estresse na área estética
2014
GISLANIA APARECIDA DE OLIVEIRA NEVES ANDRADA
GILMARA CRISTINA DE OLIVEIRA NEVES DA SILVA
ANAPAULA DAMASCENO
MAGDA LUCIA PORTO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO– O ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO:
Trabalho apresentado ao Curso produção textual interdisciplinar individual do 4º. Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do semestre : - bloco curricular – Imagem Pessoal e Qualidade de Vida: - SPA e Terapias Alternativas Prof. Marcelo Doi; Cosmetologia Prof.a. Poliana Galindo de Almeida Milreu; Bases de Nutição Prof.a. Aline Menezes Tiburcio Roque; Metodologia Científica Prof.a. Regina Célia Adamuz; Seminário Temático Prof.a. Heloisa Barbosa.
PIRAPORA - MG
2014
SUMÁRIO: 1. O ESTRESSE: doença do século. 4
2.DESENVOLVIMENTO 5
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS 6
3. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1. O ESTRESSE: doença do século.
Atualmente o que mais escutamos, seja na rua ou numa fila (banco), são, principalmente, pessoas falando frases, tais como, “estou estressado”. Mas, geralmente elas querem dizer que estão cansadas, que dormiram mal, que faltou dinheiro para pagar contas, ou seja, que estão com uma série de problemas. Porém, vinculado a estes problemas está “o estresse”, palavra de origem no latim e que significa aflição e adversidade. O endocrinologista canadense Hans Selye introduziu em 1936 o termo estresse no meio científico para designar aquele indivíduo que responde a um agente ou a uma situação estressante.
A palavra inglesa stress deu origem ao termo estresse na Língua Portuguesa. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, estresse significa “conjunto de reações do organismo a agressões de origem diversas, capazes de lhe perturbar o equilíbrio interno” (FERREIRA, 1993, p. 233 apud BAÑEZ; ZANELLA, 2014).