Estudo de caso sobre Diabete Mellitus tipo I
Andréia Alves de Jesus
Welington Rosário
RESUMO
Este estudo de caso foi desenvolvido no Hospital do Oeste da Bahia (HO) com o objetivo geral de compreender os diabetes mellitus tipo I, no âmbito interdisciplinar de forma a aprimorar nossos conhecimentos a cerca da patologia envolvida, com a finalidade de enriquecer o conhecimento sobre a fisiopatologia as modificações ocasionadas devido a patologia, os métodos de diagnósticos como também, a terapêutica, as drogas utilizadas e os cuidados de enfermagem. O mesmo está constituído de: Questões norteadoras, identificação, fundamentação teórica (definição, sintomatologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e cuidados de enfermagem), alternativas ou propostas, ações implementadas e discussões. Consiste em uma revisão literária de pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva com apresentação informatizada das referências e informações do quadro clinico paciente envolvido.
DESCRITORES: diabetes mellitus, enfermagem, estudo de caso.
PALABRAS CLAVE: diabetes mellitus, la enfermería estudio de caso.
INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Resultante de deficiência de secreção e/ou ação de insulina envolvendo processos patogênicos, por exemplo, destruição das células beta pancreáticas, resistência à ação de insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.
O diabetes é considerado um problema de saúde publica, devido aos crescentes índices de morbidade e mortalidade significativos e custos altos para terapêutica.
O diabetes mellitus afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas, das quais 5,9 milhões não estão diagnosticadas. Aproximadamente 5 a 10% possuem diabetes tipo I e a expectativa de vida é reduzida em media em 15 anos, e 90 a 95% tipo II com expectativa de vida reduzida de 5 a 7 anos. Sendo