Trabalho Estudo De Caso Diabetes
Sumário
INTRODUÇÃO …......................................................................................................
OBJETIVO …..............................................................................................................
METODOLOGIA …....................................................................................................
CONCLUSÃO …..........................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …....................................................................
Introdução
O Brasil possui cerca de cinco milhões de pessoas diabéticas, e que dentro de mais dez anos este número terá avançado. Esse aumento da prevalência da patologia propiciou o ministério da saúde a formular estratégias mais incisivas, dentre elas a campanha de detecção do diabetes mellitus. (FIOCRUZ, 2003)
Aproximadamente 5 a 10% possuem diabetes tipo I e a expectativa de vida é reduzida em media em 15 anos, e 90 a 95% tipo II com expectativa de vida reduzida de 5 a 7 anos. Sendo a terceira causa principal de morte por doença, sobretudo por causa da alta taxa de doença cardiovascular entre as pessoas com diabetes (SMELTZER; BARE, 2004).
O diabetes mellitus tipo I era considerado como o diabetes mellitus dependente de insulina, e diabetes mellitus juvenil. Pouca ou nenhuma insulina endógena, tornando necessárias as injeções de insulina para controlar o diabetes e prevenir a cetoacidose. De todos os pacientes, cinco a dez por cento sofrem do tipo I. (NETTINA, 2012, p. 919)
Objetivo
O presente estudo, tem como objetivo a análise de um paciente portador de diabetes mellitus, através do exame físico. Construir um Plano Assistencial que atenda todas as necessidades apresentadas