Estudo sobre pacientes portadores de DM e HAS
RESUMO:
O seguinte trabalho, a ser apresentado, tem por premissa desenrolar um caso clínico com intuito de explicar suas causas. Objetivo: manter o bom controle da patologia evitando complicações, garantido assim uma qualidade de vida saudável. Métodos: trata-se de um estudo de caso realizado com uma pessoa portadora de diabetes e hipertensão. Discursão: aborda a fisiologia da patologia acompanhada da discursão com base no livro metafísica da saúde. Conclusão: a importância da prevenção e convívio com a doença.
PALAVRAS-CHAVE: hipertensão e diabetes; fisiologia da doença; assistência.
1.INDRODUÇÃO
A Hipertensão e a Diabetes é uma realidade deste novo século. A estatística é cada vez maior quando representa o número de pessoas atingidas pela doença e estima-se o aumento futuro deste número visto a falta de conhecimento de muitos sobre a doença e seus sintomas, o que acarreta o desenvolvimento da mesma sem os cuidados preventivos. A importância de se entender alguns aspectos da situação vivencial de um sujeito com hipertensão e diabetes, e então auxiliá-lo a compreender suas principais dificuldades com relação à doença e seu tratamento atingindo um grau de qualidade de vida mais adequado e saudável. O tema desta pesquisa é o estudo do paciente hipertenso e diabético nos dias atuais. Aspectos fisiológicos que caracterizam a doença e a necessidade de informações concretas para seu tratamento adequado ou ainda as dificuldades do paciente.
Dados estatísticos revelam que houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de