baropodometria
DISCIPLINA: CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
ORIENTADOR(A): MICHELINE FREIRE ALENCAR COSTA
BARAPODOMETRIA
DAVID JONATHAN NOGUEIRA MARTINS - 201301786101
JEANN AS DARKSON ALMEIDA DE OLIVEIRA -201308105452
Fortaleza
Junho
2014
Introdução O Diabetes millitus (DM) e considerado um problema de Saúde Publica prevalente, com elevado ônus social e econômico. Dentre as complicações clinicas do DM, destacam-se a cegueira, a insuficiência renal, a nefropatia e a neuropatia periférica (NP). A NP parece surgir como um distúrbio sensorial, autonômico e como uma doença motora progressiva e irreversível, podendo interromper as aferências e eferências da extremidade inferior, responsável por manter a postura e o passo normal e, consequentemente, perdendo – se a propriocepção.
A propriocepção e a capacidade de perceber a posição e o movimento, permitindo que haja monitoração da progressão de qualquer sequenciamento de movimento e possibilitando movimentos posteriores. Trata-se de uma modalidade sensorial mediada por mecanorreceptores, que são receptores localizados em músculos e em órgão neurotendinosos e que têm a função de discriminar a informação temporal e espacial sobre a pressão de contato dos pés.
Os sintomas do DM são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.
A consequências do DM a longo prazo decorrem de alterações micro e macrovasculares, que levam a disfunção, lesão ou falências de vários órgãos e sistema especialmente, coração, rins, sistema nervoso e retina. As complicações crônicas incluem a nefropatia, com possível evolução para insuficiência renal; a retinopatia, com a possibilidade de cegueira e a neuropatia, com risco do desenvolvimento de ulcera nos pés, amputações artropatia de Charcot e manifestações de disfunção autonômica, incluindo disfunção sexual. Indivíduos com DM apresentam risco maior de doenças vascular