Baropodometria
É um método de mensuração computadorizada de alta resolução das pressões plantares realizado através de palmilhas sensorizadas sensíveis à pressão que reproduzem a descarga de peso estática em ortostatismo e dinâmica durante a marcha, corrida e saltos (1). Fornece dados biomecânicos para compreensão das causas das anormalidades biomecânicas, planejamento e tratamento de lesões plantares, monitorização da eficácia da modificação de calçados, do uso de palmilhas e de procedimento cirúrgico que alteram as distribuições pressóricas durante a marcha e corrida; avaliação das alterações da distribuição pressórica plantar em patologias como pés neuropáticos e diabéticos. O equipamento permite gravar, processar e disponibilizar graficamente em frames todos os momentos da marcha (1).
O Equipamento Para a análise das pressões plantares utiliza-se o sistema F-SCAN (Tekscan, Boston, MA, EUA). O equipamento utiliza palmilhas com células sensíveis à pressão colocadas dentro do calçado, com espessura inferior a 1,0 mm com 960 pontos de contato distribuídos em forma de grade em intervalos de 5mm entre si; cada sensor pode captar de 0,56 a 8,68Kg/cm2. As palmilhas são conectadas a duas unidades transdutoras, fixadas aos tornozelos através de velcros e essas, conectadas a cabos coaxiais de 9,25metros de comprimento conectados a um microcomputador com o software F-SCAN utilizado para a analise dinâmica da marcha. Uma grande desvantagem encontrada neste equipamento é o alto custo de aquisição do software. Além disso, sua manutenção também é bastante onerosa devido ao valor elevado das palmilhas comparadas com a vida útil da mesma; uma palmilha pode perder até 20,5% de sensibilidade quando utilizada por 12 vezes (2)
Avaliação
Para que haja um bom resultado na avaliação, é necessário que ela seja iniciada com uma boa anamnese, seguida de avaliação postural estática e dinâmica. Deve ser feita aferição do