Caso clínico de atenção farmacêutica
Característica pessoal e socioeconômica: paciente do sexo feminino, 49 anos, residente de Piracicaba, casado (mora com o marido). Possui ensino médio completo, lê sem dificuldade, toma seus medicamentos sozinha, trabalha diariamente das 8:00 às 12:00. Não possui plano de saúde, se consulta com o médico da UBS onde freqüenta e retira seus medicamentos na farmácia da UBS. Relata também, que as vezes esquece de tomar os medicamentos mas os toma assim que lembra.
Características clínicas: paciente possui Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus 2, Artrite, Artrose, Ácido Úrico, Angina e Labirintite. Não pratica exercícios e não exerce nenhuma restrição alimentar e ingere bebidas alcoólicas ocasionalmente. Possui obesidade mórbida, devido IMC de 47,41 e circunferência abdominal de 126 cm. Faz uso de medicamentos para hipertensão a cerca de 15 anos e para Diabetes Melitus 2 a cerca de 3 anos. Relata ansiedade e nervosismo e informa que os sintomas só passam com o tempo. Desconhece histórico familiar de doenças.
Exames: Hemoglobina Glicada 5,9 % (parâmetros normais: 4,0 a 6,3%);
Pressão Arterial: 160x100 mmHg (parâmetros normais: 120x180 mmHg);
Triglicérides: 171mg/dl (parâmetros normais: inferior a 200mg/dl).
2. Descrição das Doenças
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): a pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes internas das artérias devido ao trabalho do coração bombear o sangue. A hipertensão ocorre quando essa tensão está aumentada nos vasos sanguíneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenças.
Observe a tabela abaixo referente à classificação dos níveis de hipertensão arterial.
Diabetes Melitus (DM): é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de exercer adequadamente seus efeitos, caracteriza-se por hiperglicemia crônica, freqüentemente acompanhada de dislipidemia, HAS e