Prática farmacêutica no ambiente hospitalar
AMANDA DE ASSIS MIRANDA ¹
GABRIELA ANDERSON MARIANI ¹
ADRIANO BRIGATTI JARMELO ²
Resumo: O papel do farmacêutico dentro do contexto hospitalar deixou de ser apenas administrativo na programação de medicamentos e organização dos recursos financeiros. A tendência atual é que a prática farmacêutica direcione-se para o paciente, tendo o medicamento como instrumento e não mais como meio, desta forma, promover suporte técnico junto à equipe de saúde, na análise de prescrição , monitorização do tratamento e do quadro clínico do paciente durante a sua internação, porém a atividade do farmacêutico não se esgota com a alta do paciente. Na alta do paciente comumente há prescrição de medicamentos, sendo que o farmacêutico deve orientá-lo e educá-lo para que passe a ver o medicamento não como um bem de consumo, mas sim como um instrumento útil, capaz de prevenir a doença e restaurar a saúde por uma utilização adequada.
Palavras-chave: Farmacêutico, medicamentos, prescrição, paciente.
Abstract: The role of the pharmacist in the hospital setting is no longer just the administrative scheduling of medicines and organization of resources. The current trend is that the pharmaceutical practice direct to the patient taking the drug as a tool and not as a means. Thus, promotes support tecnic with the health team, the analysis of prescribing, monitoring of treatment and the patient's condition during their hospital stay, but the activity of the pharmacist is not limited to patient discharge. In high patient is commonly prescribed medications, the pharmacist should guide you and educate you to go see the medicine not as a commodity but as a useful tool, able to prevent disease and restore health for proper use.
Keywords: Pharmaceutical, drugs, prescription, patient.
INTRODUÇÃO
O número de erros que ocorre no sistema de saúde é cada vez mais evidente e inaceitável (ANDRADE, 2001). Nos EUA, estudos indicam