pedagogia
Capítulo 2 – A Sociologia como Forma de Consciência: No segundo capítulo, o autor inicia define o termo “sociedade”, como um sistema de interação humana suficientemente complexo para ser analisado em si mesmo, entendido como uma unidade autônoma, comparada a outros da mesma espécie.
Neste capítulo o autor mostra a diferença do ponto de vista que o sociólogo emprega em sua investigação e exemplifica a dimensão da ciência sociológica através da análise de três temas, os de desmistificação, a não respeitabilidade e a relativização. E acentua os valores que julga essenciais ao bom sociólogo
Capitulo 3 – Como adquirir um passado pré fabricado :
Segundo o consenso geral nossa vida é constituída por uma determinada sequencia de acontecimentos, cuja a soma representa nossa biografia. Escrever uma biografia consiste em compilar esse acontecimentos em ordem cronológica ou de importância. O curso dos acontecimentos que constituem a vida de uma pessoa pode estar sujeito a interpretações alternativas (a medida que nos lembramos do passado o reconstruímos de acordo com nossas ideias atuais sobre o que é e o que não é importante).
Capítulo 4 – O Homem na Sociedade: O autor demonstra a imagem da sociedade atuando no homem. Os meios de coerção para garantir o controle social são: os controles políticos e legais; os controles econômicos, os controles ocupacionais; a moralidade, os costumes e as convenções.
Capitulo 5 – A Sociedade no