plano de aula
Amarre uma corda em dois apoios desde que ela fique com aproximadamente 15cm de altura. Proponha a ultrapassagem da corda das seguintes formas:
Caminhando normalmente;
Pulando com os dois pés juntos;
Pulando com afastamento antero-posterior das pernas;
Suba a corda a uma altura de 50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes formas:
Andando normalmente;
De lado;
Em 4 apoios;
Rastejando;
Depois, desamarre um dos lados segurando e movimentando rasteiramente de um lado para o outro ( cobrinha). Varie posteriormente com movimentos verticais da corda.
Depois dessa sequência de aprendizagem colocar os alunos para saltar corda de maneira tradicional. Com dois alunos segurando nas extremidades da corda e fazendo o movimento de elevação de braços fazendo assim com que a corda ultrapasse a cabeça do aluno.
VIRAR CAMBALHOTA Os alunos se posicionarão em fila um de cada vez ao sinal do professor vira até o mesmo e se colocara em frente o colchonete. A partir disso dará inicio para execução da cambalhota da seguinte forma e sequencia.
1º Passo: agachar-se em frente ao colchonete
2º Passo: apoiar os braços e cabeça no colchonete
3º Passo: impulsionar o corpo para frente para que assim seja realizado o rolamento e consequentemente a cambalhota
CORRIDA DO OVO Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher,e num primeiro momento poderá auxiliar a condução da colher com a mão. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.
LABIRINTO NO CHÃO
Com um giz, desenhe no chão um grande labirinto de formas quadradas, uma dentro da outra, com no mínimo cinco figuras. Cada quadrado terá, em dois de seus lados opostos, um espaço livre para saída e entrada.
Em cada nível, as passagens ficam em lados opostos diferentes, por exemplo, se no primeiro quadrado, o menor, as