Relatório - Titulação da glicina
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Bioquímica
TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA DE UM ÁMINOÁCIDO - GLICINA
Agosto - 2013
1. INTRODUÇÃO
Na aula prática no laboratório, foi proposto fazer um experimento com o aminoácido glicina, buscando mostrar as variações do seu pH conforme a adição de uma base forte (NaOH), para que a partir dos valores colocados pelo pHmetro, fosse possível construir um gráfico da variação deste pH versus a adição de NaOH e como resultado, obter uma curva de titulação da glicina, informando os valores do seu pK e pI, e as faixas de pH tamponantes da glicina.
No experimento realizado, também foram consideradas as fórmulas da glicina em vários valores de pH, correspondentes aos pontos dos valores de pK e pI da curva de titulação e a determinação da carga líquida nesses pH.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Obter um gráfico da curva de titulação da glicina.
2.2. Objetivo Específico
Analisar os valores dos pK, pI em relação aos valores de pH e a quantidade de NaOH adicionada, indicando as regiões de grande capacidade tamponante determinando a carga líquida deste pH.
3. MATERIAIS E METODOLOGIA
3.1 Material:
Agitador magnético
Becker
Funil de vidro pequeno
Pipeta automática
Balão volumétrico
Barra magnética
Pipeta de pasteur
3.1.1 Equipamento: pHmetro 3.1.2 Reagentes:
NaOH 0,5 mol.L-1
HCl concentrado
Glicina 0,1 mol.L-1
Soluções-tampão para calibração do pHmetro
3.2 Procedimentos experimentais
A partir da transferência de 50 mL de solução de glinina 0,1 mol.L-1 para um becker de 100 mL, foi colocada dentro da solução uma barra magnética e foi colocado o becker sobre o agitador (que servirá para manter sempre homogeneizada a solução). Após este procedimento, foi colocado o eletrodo de vidro do pHmetro dentro da solução de glicina e adicionado aproximadamente 0,6 mL de HCl concentrado