Titulação de aminoácidos
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE-CEO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS-DEA
PATRÍCIA DOS SANTOS
TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS
PINHALZINHO, SC
2012
PATRÍCIA DOS SANTOS
TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS
Trabalho apresentado à disciplina de
Bioquímica, como requisito parcial de aprovação.
PINHALZINHO, SC
2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.MATERIAIS E MÉTODOS: 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES: 7
4.CONCLUSÃO 11
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1.INTRODUÇÃO
As proteínas possuem funções específicas, onde basicamente todos os processos vitais dependem delas. As proteínas são formadas por aminoácidos os quais possuem um grupo carboxila e um grupo amino ligados ao mesmo átomo de carbono. Diferem um dos outros nas suas cadeias laterais, ou grupos R, que variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e que influenciam a solubilidade dos aminoácidos em água.
Ao adicionar o aminoácido em uma solução ácida, ocorre a protonação dos grupos ionizáveis. Assim com a adição de uma solução básica, acarreta na diminuição da concentração de prótons e eleva o pH.
Na titulação de aminoácidos, como no caso a glicina ( NH2 – CH2 – COOH), observa-se a resistência na variação do pH ( tamponamento), causado pelo grupo carboxila (em solução ácida) e pelo grupo amino (em solução básica). O ponto Isoelétrico (pI) é onde as cargas elétricas estão iguais. Sendo assim o experimento foi realizado com o objetivo de observar e verificar a existência e disposição das estruturas iônicas dos aminoácidos em solução.
2.MATERIAIS E MÉTODOS:
Materiais: * Solução de Glicina 0,02M em HCl 0,1 N; * Solução de NaOOH 0,1 M; * Solução de Fenolftaleína; * Bureta de 50 ml; * Pipeta de 20 ml; * Erlenmeyer de 125 ml; * Béquer de 50 ml; * Agitador magnético e peixinho; * pHmetro e soluções para calibração.
Métodos:
Preparar as soluções de Glicina 0,02M em HCl 0,1N e a solução de NaOH 0,1M. Calibrar