Reações de ânions
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE - CEO
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
BARBARA HELEN GIORDAN TRABALHO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PINHALZINHO-SC
2012
INTRODUÇÃO
A partir da pesquisa realizada percebi que os carbonatos normais, são insolúveis em água. Os hidrogenocarbonatos ou bicarbonatos de cálcio, estrôncio, bário, são existentes em solução aquosa, formados pela ação do excesso de ácido carbônico sobre os carbonatos normais. Quando estão no ponto de ebulição os hidrogenocarbonatos se decompõem em carbonatos liberando o dióxido de carbono, que podem ser identificado com água de cal ou de barita.
Somente os carbonatos reagem, pois os precipitados formados são solúveis em ácidos minerais e ácido carbônico. O sulfito formado dissolve-se em ácido clorídrico diluído, liberando o dióxido de enxofre, quando está em repouso o precipitado é lentamente oxidado a sulfato e torna-se insolúvel em ácidos minerais diluídos.
Nenhum precipitado se forma com íons hidrogenocarbonato, enquanto em uma solução de carbonatos forma um precipitado marrom avermelhado de carbonato básico de mercúrio (II)
O ácido Sulfúrico Concentrado ocorre a decomposição de todos os oxalatos sólidos com desprendimento de monóxido de carbono e dióxido de carbono, atua como um agente desidratante.
Carbonatos, CO32- Os carbonatos normais, com exceção dos carbonatos de metais alcalinos e de amônio, são insolúveis em água. Os hidrogenocarbonatos ou bicarbonatos de cálcio, estrôncio, bário, magnésio e possivelmente de ferro existem em solução aquosa. Eles são formados pela ação do excesso de ácido carbônico sobre os carbonatos normais, tanto em solução aquosa como em suspensão, e decompostos por ebulição de suas soluções, formando dióxido de carbono e água. Os bicarbonatos dos metais alcalinos são solúveis em água, porém são menos solúveis que os carbonatos normais correspondentes.
As principais reações são: