Titulação de Aminoácidos
Ano Lectivo 2014/2015
Titulação de um aminoácido
Ano/Turma: 1º Ano, Turma 2
Docente: Doutor Alexandre Quintas
Discente: Beatriz Mendes (Número 111145)
Data da realização da actividade: 16 de Abril de 2015
Resumo:
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto. Representam uma considerável parte do nosso corpo (cerca de 20%), e são utilizados como base para a síntese de proteínas.
As proteínas são macromoléculas biologicamente abundantes que existem em todas as células e em todos os constituintes celulares.
As diferenças dos aminoácidos residem nas características que lhes são atribuídas pelas suas cadeias laterais, que variam na estrutura, tamanho e carga, influenciando a solubilidade do aminoácido em água.
Uma característica muito importante dos α-aminoácidos, é o facto de adquirirem um carácter anfotérico em solução aquosa devido à presença dos grupos amina e carboxilo.
Objectivo:
O principal objectivo da experiência realizada é concluir qual o aminoácido em solução através da determinação empírica dos pK’s e do ponto isoeléctrico.
Introdução Teórica
Todas as proteínas são constituídas por um conjunto de aminoácidos covalentemente ligados por uma ligação peptídica, que formam sequências lineares características.
Dos aminoácidos descobertos, apenas vinte são utilizados na síntese de péptidos e de proteínas. Estes vinte aminoácidos são constituídos por um grupo carboxilo, um grupo amina, um hidrogénio e uma cadeia lateral variável, todos ligados a um carbono central, designado por carbono-α.
Em solução aquosa, os aminoácidos encontram-se ionizados, podendo assim actuar como ácido ou como base. Todos os aminoácidos são anfotéricos, isto é, contêm um grupo funcional ácido e um grupo funcional básico. Alguns aminoácidos têm um grupo ionizável na cadeia lateral, o que também actua como ácido ou como base fraca, cedendo ou