Resumos F
Bom uso da retórica – a retórica é utilizado como uma discussão racional dos argumentos, que pressupõe a livre adesão do auditório, respeitando princípios éticos de diálogo. No bom uso da retórica verifica-se predominância do logos e é utilizado para procurar a verdade.
Mau uso da retórica – a retórica é utilizada para persuadir e manipular, visando a adesão do auditório sem se preocupar com a verdade ou falsidade do discurso.
1. Relacionar a Argumentação, Verdade e Ser.
Pode dizer-se que uma proposição é verdadeira se está de acordo com aquilo que as coisas são, se corresponde à realidade, e falsa se não está de acordo como as coisas são, se não corresponde à realidade.
A filosofia, tal como as ciências, é uma procura de conhecimento, é uma tentativa de descobrir como as coisas são realmente. A argumentação filosófica tem em vista a verdade. Os argumentos são vistos como instrumento na procura da verdade e não como formas de manipular a opinião dos outros.
Existe, portanto, uma relação entre argumentação, verdade e ser. Conhecer a verdade é saber como as coisas são e na filosofia recorre-se à argumentação para descobrir a verdade.
2. Esclarecer as objeções de E. Gettier ao conhecimento como crença verdadeira justificada.
Edmund Gettier revelou a possibilidade de termos uma crença verdadeira justificada e sem que tal crença equivalha a um efetivo conhecimento. Embora alguém tenha uma justificação razoável para acreditar que algo é verdadeiro, tal crença não é necessariamente conhecimento. Nestes casos, a relação da justificação com a crença verdadeira não é adequada, sendo a verdade da crença apenas o resultado de uma coincidência. Também pode acontecer inferir-se uma crença verdadeira de outra falsa.
3. Explicar o pensamento de Descartes acerca do conhecimento.
- Natureza e características da dúvida
Descartes institui a dúvida como método, como instrumento de trabalho na busca das