Resumo De F Sica
Vimos que parte da Física é um estudo do movimento, incluindo acelerações, que são variações em velocidades. A Física é também um estudo do que pode causar a aceleração de objetos. Esta causa é uma força que é como um empurrão ou puxão no objeto.
Pode –se dizer que a força age sobre o objeto para mudar sua velocidade, por exemplo, quando um carro de Fórmula 1 acelera na largada de um grande prêmio, uma força da pista atua nos pneus traseiros provocando a aceleração do veículo. Quando um jogador de defesa segura um atacante do time adversário, uma força do primeiro atua sobre o segundo para provocar a desaceleração deste.
MECÂNICA NEWTONIANA
A velocidade de um objeto pode mudar (o objeto pode acelerar) quando o mesmo está sob a ação de uma ou mais forças (empurrões ou puxões) de outros objetos. A mecânica Newtoniana relaciona acelerações e forças.
FORÇA
São grandezas vetoriais. Seus módulos são definidos em termos da aceleração que elas provocam no quilograma padrão a exatamente 1/ms² tem um módulo definido como de 1N. O sentido de uma força é o sentido da aceleração que ela provoca. Forças são combinadas de acordo como as regras das álgebras vetoriais. A força é resultante sobre o corpo. Fig. 5-1
Fig 5-1 Uma força F→ aplicada ao quilograma padrão provoca uma aceleração a→.
PRIMEIRA LEI DE NEWTON
Quando a força resultante que age sobre um corpo é zero, o corpo permanece em repouso ou se move em linha reta com velocidade escalar constante.
Se nenhuma força resultante atua sobre um corpo (F‾res = 0), a velocidade do corpo não pode mudar, ou seja, não pode acelerar.
Podem existir múltiplas forças atuando sobre o corpo, mas se a resultante dessas forças for nula no corpo não pode acelerar.
REFERENCIAIS INERCIAIS
Sistemas de referência nos quais vale a mecânica de Newton são chamados de sistemas de referência inerciais ou referenciais inerciais. Sistemas de referência nos quais não vale a mecânica de Newton são chamados de referência não