Resumo Hist Ria Da Educa O F Sica
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA
ALUNO: MAYCON GONÇALVES DA SILVA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – TURMA 07
CAPÍTULO I - APOLOGIA DA HISTÓRIA OU OFÍCIO DO HISTORIADOR
1 - A escolha do historiador
O Escritor explica que a história está presente em todas as ciências, porém a abordagem do historiador pode não ser a mesma dos especialistas em tais ciências.
2 - A história e os homens
O autor discorda da definição de história como ciência, e da atribuição de todo ocorrido no passado a história. A história estuda fatos relacionados com o homem (realizados por ele ou que possuem impacto nele), sendo os demais fatos relegados a outras ciências, porém existindo a possibilidade de ligação entre a ciência e a história para explicação de alguns fatos ocorridos por intervenções no homem, definindo a importância da história e das ciências, cada uma explicando da sua maneira os fatos.
3 – O tempo histórico
É descrita a preocupação do historiador em não apenas descrever os fatos, mas também em adequar o fato a sua exata cronologia, e o questionamento sobre a verdadeira importância dos fatos ocorridos no passado para a compreensão dos atuais.
4 – O ídolo das origens
O autor descreve o mito das origens, sobre a obsessão criada a respeito do próximo pelo mais distante, sobre sua preocupação a respeito dos equívocos cometidos em relação a isso, condenando o uso dessa palavra para justificarem tudo, sendo que existem diversos outros fatores com a mesma ou até de maior importância. O autor explica também sobre o comparativo de origens com causas sendo que a principal definição das mesmas é que elas são suficientes para explicar qualquer fato, o que não é verdade. Também é descrito como a religião se utiliza em sua maioria desse recurso, tendo destaque a igreja católica.
O escritor também destaca a mudança constante dos hábitos dos homens alterando até mesmo o significado de alguns termos, o que acabam por confundir e até mesmo