As grandes guerras e a guerra fria
As grandes guerras e a guerra fria
Na Europa houve dois grandes conflitos eles foram provocados pela discórdia entre as potencias europeias trazendo assim marcas de uma quase ruina na Europa. Houve grandes competições tecnológicas trazendo vantagens a Europa, pois nessa época ela foi à pioneira na revolução industrial Reino Unido e a França também investiu na industrialização mais pra isso precisaram aumentar suas matérias primas e fontes de energia e para que isso acontecesse precisaram assim aumentar seus territórios coloniais europeus na África e na Ásia. O controle direto e indireto entre eles ficou em forma de colônia ou protetorados fazendo assim garantir mercados onde os capitais aplicavam recursos e abria companhias ou emprestava rendas para os governos e empresas daquelas regiões.
O imperialismo se expandiu no século XIX trazendo modelos culturais e novos produtos industrializados mais retirava recursos naturais para essa produção e decidiam destinos para os políticos daquelas áreas, porem na metade deste mesmo século duas novas potencia surgiram os Estados Unidos e Japão deixando assim alguns países em desvantagem como a Alemanha e a Itália na divisão da Ásia e da África já que o Reino Unido, França, Bélgica e Portugal possuía a maior concentração territorial isso trouxe um clima de tensão no panorama internacional.
Os aliados dos países europeus estavam se esforçando numa corrida armamentista gerando um clima de discórdia que acabou formando duas alianças entre países a tríplice Entente que tinha o apoio do Reino Unido, França e Rússia e a tríplice Aliança com a Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália. Mas em junho acorreu um fato que marcou como o inicio da guerra foi em 1914 quando Francisco Ferdinando por nacionalistas da Servia deflagrou o conflito
Fatos importantes sobre a I guerra mundial.