MEU RESUMO DA 4 AULA DE OFICINA DE F
De que forma a gente vai dá legitimidade ao processo de pesquisa composto pela nossa identidade e pela nossa subjetividade? Quando a gente de forma imprescindível coloca a prova a nossa pesquisa.
Como colocar nossa pesquisa a prova? Nós vamos elucidar, colocando da maneira mais clara possível quais foram todos os procedimentos metodológicos utilizados na nossa pesquisa desde o inicio.
Os procedimentos metodológicos utilizado em uma pesquisa cientifica, são essenciais e imprescindíveis para você validar o seu processo, é ai que mesmo imbuído de toda carga de identidade e de subjetividade é validado o processo cientifico.
Não existe inocência na pesquisa social, porque a questão ideológica é parte intrínseca do objeto das ciências sociais.
Quando um pesquisador da pesquisa social, vai realizar uma pesquisa, a questão ideológica está presente, ou seja, não existe inocência .
Como é constituído o cenário humano-social? É constituído pela complexidade, por contradições por fenômenos de imprevisibilidade de originalidade nas relações tanto interpessoais como sociais.
Porque que na pesquisa qualitativa, na pesquisa social se advoga, se defende que a gente precisa de uma epistemológia e de uma metodologia de ciência, diferente das ciências exatas e das ciências naturais? Porque o mundo é complexo e as relações sociais e interpessoais, são marcada pela imprevisibilidade, pela originalidade, diferente do que é natureza e do que são números.
Como toda ação humana, quando estamos fazendo pesquisa, da mesma forma que a questão ideológica e a questão da subjetividade, estão presente também a questão política, estas questões estão presente tanto no pesquisador quanto no pesquisado, ou seja, não existe neutralidade, estamos encharcado de intencionalidade.