Titulação de aminoácidos
Bioquímica 1 2014-1
Titulação de aminoácidos
Objetivo: Construir curvas de titulação de aminoácidos Identificar os aminoácidos baseados na curvas construídas
Introdução
É muito comum o uso da titulação através da adição ou remoção de prótons para se descobrir características dos compostos. Para aminoácidos essas características também são evidentes. Os valores dessa curva variam entre os aminoácidos. Porém esta tem algumas características em comum.
No início da curva observa-se que os grupos dos aminoácidos carboxila e amino estão completamente protonados. Com a titulação o grupo carboxílico vai liberar prótons. Durante essa liberação é evidenciado um ponto onde a concentração desse doador de prótons é igual à concentração do íon dipolar desse aminoácido, ponto de inflexão, correspondente a pH igual a pK (medidor da tendência de ceder prótons) do grupo protonado que não está sendo titulado.
O ponto onde se observa o fim da liberação de prótons por parte da carboxila é o ponto isoelétrico, pI, esse ponto possui um pH característico, onde se observa todo o aminoácido como íon dipolar, ou seja, a carga total é igual a zero.
Materiais
Becker
Barra magnética de agitação
Placa de agitação
PHmetro
Pipeta de 1 mL
Ponteiras para pipeta de 1 mL
Papel milimetrado
Reagentes
50 mL da solução de Glicina 10 mM
50 mL da solução de ácido aspártico 10 mM
50 mL da solução de arginina 10 mM
Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,25 M
Metodologia
Etapa 1
Primeiramente a turma foi dividida em duas, no qual cada grupo ficou responsável pela intitulação de um aminoácido. Devidamente divididos e diante da placa de agitação, colocamos 50 mL da solução de aminoácidos no Becker sem saber de qual se tratava. Coma barra magnética já dentro desta solução colocamos o becker sobre a placa de agitação e começamos a agitar a solução lentamente.