Titulação de um aminoácido
O conhecimento das propriedades ácido-base dos aminoácidos é importante para a compreensão das técnicas utilizadas na determinação da composição e sequência de proteínas e para o estudo das propriedades químicas e biológicas destes compostos.
De acordo com o comportamento ácido-base dos aminoácidos, denota-se que eles podem agir como ácidos e bases, portanto recebem a denominação de anfóteros. Quando um aminoácido é dissolvido em água, ele existe na solução como um íon dipolar. Podendo agir tanto como ácido, doando prótons:
Ou como uma base, recebendo prótons:
Afim de estudar tal comportamento, efetua-se titulações potenciométricas de soluções aquosas destes compostos com soluções titulantes de ácido ou de bases fortes, ou seja, a titulação ácido-base consiste na adição ou remoção gradual de prótons.
Outra informação importante extraída da curva de titulação de um aminoácido é a relação existente entre a sua carga elétrica liquida e o pH da solução. O pH característico no qual a carga total é igual a zero é denominada ponto isoelétrico.
A titulação potenciométrica é feita a partir da adição de uma base ou de um ácido numa solução,a partir da qual será medida a variação de pH, causada pela mudança da concentração de íons H+ e OH-
. A partir dos volumes de base ou ácido adicionados e dos valores de pH obtidos, obtém-sedados suficientes para compor uma curva de titulação. Essas informações permitirão estimar os pkas a partir do gráfico, possibilitando o cálculo do ponto isoelétrico, ou seja, o pH no qual a carga líquida de todas as substâncias é zero. A importância de fazer a titulação potenciométrica de aminoácidos é descobrir