GESTÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO, ESFERA DE AÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Gestão ambiental 3
Autocontrole ou auto regulação 3
Econômicos 4
Comando e controle 4
Instrumentos econômicos de gestão ambiental 5
Importância dos instrumentos econômicos de gestão 5
Tipos de instrumentos 5
Cobranças de taxas
Histórico da TCFA brasileira
Cobrança de imposto
Princípios norteadores dos instrumentos de gestão ambiental
Internalizando as externalidades
Princípio Poluidor Pagador (PPP)
Instrumentos de abrangência Micro e Esfera Pública
Licenciamento ambiental.
Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Introdução
Este trabalho está baseado à gestão ambiental: instrumento, esfera de ação e educação ambiental.
O conteúdo acima citado, está desenvolvido de forma clara e objetiva nas páginas e títulos subsequentes. A linguagem é culta mas vem a ser de fácil entendimento para o leitor.
Gestão ambiental
Autocontrole ou auto regulação
Os instrumentos de autocontrole ou auto regulação são instrumentos de gestão focada por excelência na esfera privada e de natureza voluntaria. O primeiro instrumento criado data início da década de 1992, com a criação da norma British Standard – BS 7750, desenvolvida no Reino Unido e que gradativamente está sendo substituída pela norma ISQ 14001. Sua criação parte do princípio e deixar para o mercado a responsabilidade de medir as relações entre os atores envolvidos no processo de gestão ambiental. Baseiam-se no princípio neoliberal (Laissez-Faire), de que haverá uma regulação natural dos conflitos ambientais.
Embora essas normas não apresentem o mesmo nível de pressão que os mecanismos do tipo “comando e controle” (leis e normas ambientais), elas passam funcionar como um mecanismo de “comando e controle” indiretamente. Assim ao implantar e certificar um SGA seguindo as diretrizes da BS 7750 ou ISSO 14001.a organização compelida a cumprir a legislação ambiental pertinente a sua atividade, em virtude de ser esse um de seus requisitos