relatorio de biquimica
DENIZE MARQUES DA SILVA
MARCELA FELIX DOS SANTOS
TAILINE SATURNINO DA COSTA
GABRIEL MAJOLO VALERETTO
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DA GLICINA
Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Bioquímica de Alimentos, conforme solicitado pela Profa. Dra. Angela Dulce Cavenaghi Altemio para a obtenção de nota no curso de graduação em Engenharia de Alimentos.
DOURADOS – MS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6 3.1. MATERIAIS 3.2. METODOLOGIA
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5. CONCLUSÕES 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Os aminoácidos representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila, um grupamento amina e radical R que determina um dos vinte tipos de aminoácidos através de dois parâmetros; o primeiro deles é a natureza polar ou apolar da cadeia lateral; o segundo depende da presença de um grupo ácido ou básico na cadeia lateral, (LEHNINGER, 2006).
Figura 1 – Estrutura geral de um aminoácido, (LEHNINGER, 2006)
Para descobrir as características de determinados aminoácidos, é comum o uso da titulação através da adição ou remoção de prótons. Essa titulação vai acarretar na formação das curvas que mostram considerações importantes relacionadas ao composto analisado. Os valores dessa curva variam entre os aminoácidos, porém esta tem algumas características em comum, (LEHNINGER, 2006).
No início da curva observa-se que os grupos dos aminoácidos carboxila e amino estão completamente protonados. Com a titulação o grupo carboxílico vai liberar prótons. Durante essa liberação é evidenciado um ponto onde a concentração desse doador