CURVA TITULAÇÃO AMINOACIDO GLICINA
QUESTIONÁRIO
1. Calcule o pI da glicina e identifique a forma iônica predominante neste ponto
pI = ( pK1 + pK2 ) / 2 = ( 2,3 + 9,6 ) / 2 portanto, pI = 5,95
No ponto isoelétrico ( ou pH isoelétrico ), o AA (aminoácido) não apresenta carga elétrica líquida pois o seu grupo alfa carboxil está carregado negativamente ( COO-) enquanto o grupo alfa amino encontra-se carregado positivamente (NH3+), de modo que neste pH o AA está na forma iônica dipolar ( com uma carga positiva e uma negativa ) denominada de zwitterion.
2. Calcule o pH de uma solução de glicina sabendo-se que estão presentes as formas A+- e A- na relação de 90:10
Na forma A+- o grupo alfa carboxil está desprotonado (COO-) enquanto o grupo alfa amino ainda encontra-se protonado (NH3+). A forma A+- corresponde, portanto, à forma ácido conjugado do grupo alfa amino ( NH3+)
Na forma A- o grupo alfa amino também perdeu um próton, tornando-se NH2. A forma A- corresponde à forma base conjugada do grupo alfa amino ( NH2)
O pH da solução na qual encontra-se 50% da glicina na forma A+- e 50% na forma A- é o pK2.
Conhecendo-se o pK2 da glicina é possível, através da equação de Henderson-Hasselbach, determinar o pH da solução para uma dada relação entre as concentrações das formas A+- e A- deste AA.
Assim:
pH = pK2 + log ( [A-] / [A+-] ) pH = 9,6 + log ( 10 / 90 ) pH = 9,6 – 0,95 = 8,65
Portanto, o valor de pH da solução é 8,65 quando nela encontra-se 90% da glicina na forma A+-, isto é, com seu grupo alfa carboxil desprotonado (COO-) e o grupo alfa amino ainda protonado (NH3+), e 10% da glicina em sua forma A-, ou seja, com ambos os grupos desprotonados (COO- e NH2). Esse valor de pH é uma unidade abaixo do pK2 e portanto corresponde ao início da segunda zona de tamponamento da glicina ( pela ação do grupo alfa amino NH3+ que age como um ácido fraco liberando prótons à medida em que é adicionada uma base), cujo poder