Tubo de pitot
TUBO DE PITOT
Índice
1. Introdução
2. Objetivo do Experimento
3. Materiais e Métodos
4. Cálculos
5. Resultados e Discussões
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
1. Introdução
O experimento realizado durante a aula prática, pretende aplicar os conceitos sobre Tubo de Pitot, ministrados durante a aula teórica de Mecânica dos Fluidos, com base nos livros de teoria adotados pelos professores, bem como outras bibliografias disponíveis na biblioteca ou sites de busca da internet.
Tubo de Pitot é um instrumento de medida de pressão utilizado para medir a velocidade de fluidos. Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot. É uma boa forma de medir velocidade de escoamento em tubos industriais.
Uma aplicação prática deste instrumento pode ser vista em aviões, cuja função consiste em medir a velocidade dos mesmos. Os tubos de Pitot colocados nos aviões têm normalmente elementos de aquecimento para evitar que os orifícios fiquem obstruídos com o gelo.
Constituição e Funcionamento
Consiste basicamente num tubo estreito orientado para o fluxo de fluido a medir, como mostrado a seguir:
Figura 1: Constituição do Tubo de Pitot
O princípio de funcionamento do tubo de Pitot
As velocidades do escoamento e as pressões nos pontos 1 e 2 são identificadas pelos subíndices 1 e 2. Como o fluido impinge sobre o obstáculo no ponto dois a velocidade do escoamento neste ponto é zero. A pressão no ponto dois é, portanto, maior do que a pressão no ponto 1. Aplicando o teorema de Bernoulli resulta:
A velocidade do fluido é, portanto,
Então para obter a velocidade do escoamento basta medir a diferença de pressão