Tubo de pitot
É um tubo aberto dirigido contra a corrente do fluido, tendo na outra extremidade, um manômetro que indica diretamente a pressão total.
Tubo de Pitot
Imagem extraída do sítio: http://es.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_Pitot Tubo de Prandtl
Consta de um tubo de Pitot unido a outro que o envolve, e possui uma aberturas que permitem medir a pressão estática. Vêm acoplados na extremidade de um manômetro que indica a diferença entre ambos; ou seja a pressão dinâmica.
Tubo de Prandtl
leituras pressão total e estática
pressão estática
ponto de estagnação
O instrumento foi apresentado em 1732 por
Henry de Pitot:
“A idéia deste instrumento era tão simples e natural que no momento que eu o concebi, corri imediatamente a um rio para fazer o primeiro experimento com um tubo de vidro”. (Benedict, 1984).
Os conceitos básicos necessários para o entendimento e para o uso do tubo de
Pitot estão associados às pressões do escoamento.
A pressão estática é a pressão que age da mesma forma em todas as direções (unidade 2) e que é inerente à seção do escoamento para uma dada vazão. A tomada da pressão estática é perpendicular ao escoamento como mostram as figuras 5.4:
Figura extraída do sítio: http://www.escoladavida.eng.br/mecflubasica/aula1_unidade5.htm A pressão dinâmica é obtida convertendo-se a energia cinética em energia de pressão.
Uma forma bastante simples de observarmos a pressão dinâmica é colocarmos a palma da mão contra um jato d’água, na palma da mão a velocidade é nula e a força sentida na mesma é originada pela conversão da energia cinética em energia de pressão, ou seja, pressão dinâmica.
Pelo mencionado anteriormente, podemos concluir que devemos posicionar o aparelho contra o escoamento na tentativa de medirmos a pressão dinâmica, porém pelo próprio conceito de pressão estática, o que conseguimos medir é a pressão total
(p0), que representa a soma da