Comunicação humana respostas
01. Explique o modelo de comunicação da teoria da informação. Ao defender que a língua é um instrumento de comunicação, a linguística saussuriana é uma ruptura às concepções dos comparatistas e das gramáticas gerais do século XIX que adotavam uma visão em que a língua era uma representação, representava uma estrutura de pensamento, que existiria independentemente da formalização linguística, e a comunicação e a lei do menor esforço, que a caracterizavam, seriam as causas da “desorganização” gramatical das línguas, de seu declínio e transformação em “ruínas linguísticas”. O português e o italiano, por exemplo, seriam “restos” em decadência do latim. Malmberg e Jakobson interessaram-se pelo modelo criado pela teoria da informação. A preocupação desse modelo era: a medida da informação, ou seja, qual a quantidade de informação transmitida em uma dada informação) e os da economia da mensagem, tratando de questões como as de codificação eficiente, capacidade de transmissão do canal de comunicação ou de eliminação dos efeitos indesejáveis dos ruídos.
02. Quais são as críticas a esse modelo? a. Simplificação excessiva da comunicação, ou seja, esses esquemas da comunicação simplificam muito a questão da comunicação verbal; b. Modelo linear da comunicação, isto é, a comunicação, no âmbito da teoria da informação, é concebida linearmente e diz respeito apenas, ou de preferência, ao plano da expressão ou dos significantes (mensagem como sequências de sinais); e c. Caráter mecanicista do modelo, ou seja, as propostas da teoria da informação praticamente não levam em consideração questões “extralingüísticas” ou do contexto sócio-histórico e cultural.
03. Malmberg (1969) tentou ampliar tal modelo, o que ele realizou?
(a) introduz a representação do código, como um conjunto de elementos discretos, os signos, guardados no cérebro (elementos discretos são aqueles que se definem pela relação que mantém com