Estudante
Para alguns autores a Teoria Neoclássica esta mais para um movimento heterogêneo, uma junção de autores que tem por base reafirmar os postulados clássicos dentro de uma concepção menos exagerada do que para uma teoria. A verdade é que apesar de não encontrarmos pontos contraditórios, também não há um alinhamento das ideias propostas, uma busca por uma formalização conjunta e de uma organização em comum.
Este movimento iniciou-se em 1935 com a publicação do livro `The End of the Economic Man`` e tem como principais autores: Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O´Donnel, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.
A Teoria Neoclássica buscou de resolver o dilema da centralização versus descentralização demonstrando as vantagens e desvantagens de cada sistema e enfatizou algumas funções do administrador como o planejamento, a organização, a direção e o controle, as quais formam o processo administrativo.
O ponto essencial da Teoria Neoclássica é considerar a administração como uma técnica social básica que demanda dos administradores o conhecimento dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, como também dos aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações.
Saiba Mais ------------------------------------------------- Drucker é considerado um dos maiores gurus da atualidade, suas ideias sempre atuais como a necessidade das organizações atraírem e reterem talentos, a necessidade de estar constantemente renovando e mudando, a necessidade de foco no cliente; trouxeram uma nova dinâmica as organizações.
Origens
O início da década de 1950 foi marcado por grandes transformações econômicas e industriais ocorridas após a segunda guerra mundial, o que acarretou também em necessidade de transformações organizacionais para acompanhar este desenvolvimento.
As teorias administrativas anteriores ao movimento neoclássico não resolveram todos