Titulação da glicina
Entre as múltiplas funções que os aminoácidos desempenham nas células viva é servir como unidades monoméricas, das quais as cadeias polipeptídicas de proteínas são constituídas. A maioria das proteínas contém, em porções variadas, os mesmos 20 L-α-aminoácidos. Muitas proteínas específicas contêm, além disso, L-α-aminoácidos derivados de alguns dos 20 aminoácidos básicos, por processos que ocorrem após a formação do arcabouço do polipeptídeo. Esses aminoácidos pouco comuns desempenham funções altamente específicas das proteínas em questão (RODWELL, 1998).
Na forma de proteínas, os aminoácidos desempenham uma variedade de funções estruturais, hormonais e catalíticas, essenciais à vida (RODWELL, 1998).
A titulação de um aminoácido é caracterizado pela remoção gradual de prótons através da adição de uma base e a curva de titulação corresponde ao gráfico dos valores de pH da solução em função do volume de base adicionado. Essa curva revela os pKasdos grupos ionizáveis do aminoácido. À medida que a base é adicionada, a curva passa apresentar estágios diferentes, que dependem da concentração de cada uma das formas doadoras de prótons.
FIGURA 1: Reações de dissociação de prótons de um α-aminoácido simples monocarboxílico.
2.OBJETIVO * Analisar o comportamento ácido-base de um aminoácido.
3. MATERIAS E REAGENTES
1 pHmetro (alternativo)
2 Béqueres de 50 ml
40 ml de Glicina 0,2 mol/L pH
30 Fitas para medir pH de 0 a 14
2 Bastões de vidro
60 ml de Solução de KOH 1mol/ L
1 Pisseta com água destilada
1 Solução de Ácido
2 Pipetas volumétricas de 20 mL
1 Bureta 50 mL 1
2 Erlenmeyers de 125 mL Água deionizada 100 mL
1 Solução de Ácido
25 ml de Clorídrico (Hcl) 1 mol/L
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL a) TITULAÇÃO DA ÁGUA * Foi medido 20 mL de água na proveta e depois adicionado 25 ml de KOH (hidróxido de potássio) na bureta. * Acidificou-se a água com HCl até o pH alcançar 1,5, sendo analisado por meio do pHmetro.