Saúde pública veterinaria
Doenças de Notificação compulsória
[pic]
[pic]
[pic]
Doenças de Notificação compulsória
Art. 5º Os gestores estaduais e os municipais do Sistema Único de Saúde poderão incluir outras doenças e agravos no elenco de doenças de notificação compulsória, em seu âmbito de competência, de acordo com o quadro epidemiológico em cada uma dessas esferas de governo.
§ 1º As inclusões de outras doenças e agravos deverão ser comunicadas pelos gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde à Fundação Nacional de Saúde.
§ 2º É vedada aos gestores municipais e aos estaduais do Sistema Único de Saúde a exclusão de doenças e agravos componentes do elenco nacional de doenças de notificação compulsória.
SINAN
Sistema de Informação de Agravos de Notificação
É alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória , é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais.
Doenças de Notificação compulsória
O Sinan tem como objetivo a coleta de informação e o processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para a análise do perfil da morbidade e contribuindo para a tomada de decisões nas três esferas de governo.
Doenças de Notificação compulsória
O maior volume de notificação foi de dengue (32,7%) , seguido do atendimento antirrábico humano (30,5%).
Comparativamente em 2011, no período analisado o volume de notificação é menor que o mesmo período do ano de 2010, no entanto, considerando o possível atraso de notificação ou inclusão dos dados no sistema, esses dados ainda podem sofrer alterações.
Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de