ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo averiguar como está a atuação do médico veterinário na área da medicina preventiva e saúde pública; e quais são as atribuições do médico veterinário junto a esta área.
Muitas das doenças que dissimulam meio aos rebanhos também são responsáveis pelo óbito de milhares de indivíduos. Dentre estas doenças as mais citadas são: Brucelose, Tuberculose, Teníase, Toxoplasmose, Salmonelose, Colibacilose, Clostridioses, Leptospirose, Campilobacteriose, Listeriose, Raiva (doença), Scrapie, Encefalopatia Espongiforme Bovina ("Mal da Vaca Louca") e a Influenza Aviária ("Gripe Aviária"). Estas são de passiveis transmissão ao ser humano, além da febre aftosa, peste suína clássica e africana, anemia infecciosa equina, doença de Newcastle, doença de Aujezski, que são zoonoses de alto impacto econômico.
Segundo o seminário sobre educação em Medicina Veterinária da América Latina (1972), a Medicina Veterinária existe como uma promotora da saúde dos animais, buscando reduzir danos ocasionados pelas enfermidades que os alcançam. Assim sendo, com o decorrer do tempo e o surgimento dos serviços de Saúde Pública, sua ciência de medicina veterinária preventiva passou a ser útil também para a promoção da saúde humana.
É verídico que a Medicina Veterinária tem-se preocupado com a vigilância promoção e a prevenção da saúde dos animais. Deste modo o Médico Veterinário procura garantir a fertilidade e a produtividade dos rebanhos, reduzindo o risco de difusão de doenças de estilo zoonótico meio aos humanos, proporcionando-lhe aos homens alimentação de melhor qualidade. De maneira implícita, o veterinário está promovendo e preservando a saúde do homem.
De acordo com Boletim da Oficina Sanitária Panamericana (1992), hoje em dia, são reconhecidas mais de cem zoonoses e inúmeras outras doenças infectam-contagiosas dos animais que trazem sérias consequências econômicas. Para combatê-las,