titulação de glicina com uma base
ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA; BIOQUÍMICA DE BIOMOLÉCULAS
CURSO; AGRONOMIA
TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE
NOME; SERGIANO GONÇALVES CAMEJO
MATRICULA; 102
GOIÂNIA 2014
INTRODUÇÃO
Titulação é uma técnica comum de laboratório usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja o valor. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. No processo de titulação ácido-base, que foi o realizado, faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
OBJETIVO
Executar corretamente as manipulações usuais de laboratórios, tais como titulação, pipetar e medir volumes analiticamente. E medir corretamente o PH usando o método eletrometrico.
MATERIAL
Glicina 0,5 M Hidróxido de sódio pHmetro 1 Béquer 100 ml
1 Béquer 50 ml
1 Proveta de 50 ml
1 Bastão de vidro
Placa de petri para apoiar o béquer
Papel toalha
PROCEDIMENTO
Em um béquer adicione 30 mL de solução de glicina 0,5 ml medir o pH inicial. Acrescentar a esta solução 2 ml de NaOH 0,1 m e medir o pH repetir esse procedimento ate que 60 ml de NaOH tenham sido adicionado a mistura ou seja