Curiosidades históricas
1. Genealogia:
Neto de Obede, filho de Jessé e pai de Amnon, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Jitreão, Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada, Elifelete e Tamar.
2. Livros bíblicos:
Escreveu grande parte do livro de Salmos.
3. Livros bíblicos em que aparece:
Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Amós, Zacarias, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, 2 Timóteo, Hebreus e Apocalipse. (Fiquei em dúvida em relação ao que se refeira o “aparece”, então coloquei todos em que ele é citado e que aparece fisicamente).
4. Fatos marcantes de sua vida:
Apesar de não ter o perfil esperado, aos olhos humanos, Davi foi escolhido por Deus como rei de Israel. Um dos momentos mais marcantes e mais conhecidos de Davi foi seu enfrentamento com o gigante Golias, representante do exército filisteu. Muitas passagens retratam a perseguição do rei Saul a Davi, apesar de todo o ocorrido ele sempre demonstrou respeito ao poder de Saul como rei e, nesse período, reuniu um grande número dos “indesejáveis” da época ao seu redor. Finalmente, um fato que sempre é lembrado na história de Davi é o adultério cometido com Bate-Seda e suas consequências.
5. Lições que você pode aprender para a sua vida estudando esse personagem:
Acho que o que mais me toca na história de Davi é visualizar o fato de que todos erram e estão propensos a isso, mas a real diferença está na decisão que você toma após o erro, qual a posição que você toma. Logo, o erro sempre vai acontecer, mas devemos reconhecer e recomeçar, não desistir e resolver apenas “acumular” erros. Ninguém pode se considerar superior ou com menos chances de errar, devemos sempre estar atentos e reconhecendo nossas fragilidades. E, principalmente, sempre buscando o crescimento espiritual aos pés de Cristo, nos fortalecemos quando estamos n’Ele e com Ele.