A Administração: Evolução Histórica. CURIOSIDADES.
Na Antiguidade, foi de extrema importância a influência dos filósofos nos conceitos de Administração. Sócrates (468 a 399 a.C.) defendeu que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Jean-Jacques Rousseau (1712 a 1778) desenvolveu a teoria do Contrato Social (segundo a qual o Estado surge de um acordo de vontades). Francis Bacon (1561 a 1626) Fundou a lógica moderna baseada no método experimental e indutivo. Aristóteles (384 a 322 a.C.) Criou a lógica, estudou a organização do Estado e distinguiu três formas de administração pública (Monarquia, Aristocracia e Democracia). Platão (428 a 347 a.C.) Preocupou-se com problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social.
Assim como os filósofos, duas instituições influenciaram o pensamento administrativo: a Igreja Católica e as Organizações Militares.
Igreja Católica: A igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que o seu enorme arranjo mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa. A organização eclesiástica serviu de modelo para muitas instituições que, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.
Organizações Militares: Ao longo dos tempos, as Organizações Militares influenciaram enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração no que se refere a: Hierarquias, centralização do comando dentre outras coisas.
Voltando na questão da administração, ela não é geralmente considerada uma ciência exata. Mesmo em relação às ciências humanas, ocupa um espaço de fronteiras pouco definidas, recebendo influências da economia, mas também da psicologia, da sociologia, das ciências políticas, do direito e de muitas outras áreas.
É uma atividade encontrada em empreendimentos de qualquer espécie, de todos os povos e de todos os tempos. Ela se fundamenta em evidências, cujos registros