Proposição Metodológica ao Ensino de História
CURSO DE HISTÓRIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA
Proposição Metodológica ao Ensino de História
Introdução:
No ensino de história novas propostas vêm se desenvolvendo no sentido de formar um cidadão a partir da crítica da realidade. Em um mundo onde os alunos desenvolvem seu conhecimento pautado na descoberta, um ensino de história surge com a possibilidade que essa descoberta seja guiada por um pensamento crítico. O presente trabalho propõe uma proposição do ensino de história voltado para temas problemas que dão à oportunidade para que o aluno possa adquirir esse conhecimento crítico e abrangente sobre a realidade, ao mesmo tempo essa proposta de ensino visa tornar a aprendizagem em história mais significativa para os alunos e para a comunidade escolar, podendo promover inclusive um outro desdobramento, a da extensão das reflexões e problematizações geradas no âmbito escolar, com envolvimento da comunidade externa à instituição.
Desenvolvimento:
Para que a discussão a respeito das contribuições possíveis do ensino de história com temas problematizados se exerça, parte-se de alguns pressupostos, que são levantados a seguir:
1) Ter como objeto de estudo a realidade social dos alunos, utilizando-se de um tema histórico busca envolve-lo entre passado e presente colocando-o em consonância com problemas e soluções da atualidade.
2) Levar em considerarão as capacidades dos alunos na construção do conhecimento. É necessário que haja uma abordagem e desenvolvimento das noções e conceitos históricos (Renascimento, Revolução, Democracia, etc.) bem explicitados pelo professor e que seu processo seja gradativamente construído para que o discente possa compreender a relação contextual existente de cada noção e conceito histórico. Segundo Circe Bittencourt: “Esses conceitos e noções empregados com freqüência são evidentemente necessários para tornar o objeto histórico inteligível. No entanto, é importante que se