Culinária na Educação Infantil
Introdução:
Cozinhar na pré-escola é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Aproveitar este momento para apresentar uma alimentação mais saudável e usar as receitas como um pontapé para a turma ganhar intimidade com os textos.
Faixa Etária:
Pré-escola (3 a 6 anos)
Objetivos:
-Interagir com os colegas
-Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação-
-Experimentar novos alimentos
-Adquirir hábitos saudáveis de alimentação
Materiais necessários:
-Imagens de sanduíches divertidos
-Utensílios de cozinha
-Ingredientes para as receitas
Avaliação:
Observar se houve interação com os colegas e também o trabalho em grupo e cooperação. Se experimentarem e gostaram do alimentos. Observar se desenvolveram a criatividade ao montar os sanduíches e também o interesse pela alimentação saudável
INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA
Nos atos cotidianos e em atividades sistematizadas, o que se recomenda é a atenção permanente à questão da independência e autonomia. O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno. A capacidade de realizar escolhas amplia-se conforme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões. Isso vale tanto para os materiais a serem usados como para as atividades a serem realizadas. Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções, em locais distintos ou no mesmo espaço. Esta pode representar uma ótima oportunidade de integração entre crianças de diferentes idades.
RCNI VOLUME 2 PAG 39