Cristiane
O contato com chamas e substâncias superaquecidas, a exposição excessiva ao sol e mesmo à temperatura ambiente muito elevada provocam reações no organismo humano que podem se limitar à pele ou afetar funções orgânicas vitais.
Queimaduras
Denomina-se queimadura toda e qualquer lesão ocasionada no corpo humano pela ação, curta ou prolongada, de temperaturas extremas.
As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classificam-se de acordo com sua gravidade, medida pela relação entre a extensão da área atingida e o grau da lesão.
A tabela a seguir se refere à extensão da área lesada e nos ajuda a avaliar a gravidade de uma queimadura: ÁREA ATINGIDA EXTENSÃO Cabeça 9% Períneo ou pescoço 1% Tórax e abdome 18% Costas e região lombar 18% Cada braço 9% Cada perna 18%
São consideradas grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo de uma pessoa adulta, e mais de 10% do corpo de crianças de até 10 anos. Quanto ao grau da lesão, as queimaduras classificam-se em:
Primeiro grau - É a mais comum e, de um modo geral, deixa a pele avermelhada, além de provocar ardor e ressecamento. Trata-se de um tipo de queimadura causado quase sempre por exposição prolongada À luz solar ou por contato breve com líquidos ferventes.
Segundo grau - Esse tipo de queimadura atinge as camadas um pouco mais profundas da pele. Caracteriza-se pelo surgimento de bolhas, desprendimento das camadas superficiais da pele, com formação de feridas avermelhadas e muito dolorosas. É provocada por contato com líquidos ferventes ou objetos muito quentes, "chamuscamento" por explosões (álcool, gasolina, gás) e também por contato com substâncias cáusticas (ácidos, removedores, detergentes,