Culinária na cozinha
Andressa Aparecida Vieira RA: 2602476507 Trinidade Maria Canova RA: 2325401585 Viviani de Matos Santos RA: 2331035416
Culinária para o Ensino Fundamental
Trabalho apresentado para avaliação do curso de Pedagogia, turno noite, da Universidade Anhanguera de Piracicaba sob orientação da Tutora presencial: Carmela.
Sumário
Introdução 03 2. Objetivo 03 3. Publico alvo 03 4. Conteúdos trabalhados na aula de culinária 04 5. Aula prática 04 5. Cronograma de aula 05 6. Conclusão 07 7. Referências Bibliográficas 08
Introdução
Para alguns cozinhar é diversão, para outros é dever, mas para os alunos da educação infantil lidar com a comida pode significar as duas coisas. As aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. Não são poucas as pré-escolas do país que oferecem a disciplina no currículo e esse número continua subindo.
Os benefícios das aulas de culinária infantil não ficam restritos à área alimentar. Além de estimular a prática de alimentação saudável, as oficinas favorecem tanto a autoestima quanto a sociabilidade das crianças.
Confeccionar o próprio prato também desperta nas crianças habilidades como criatividade e coordenação motora.
Na proposta de atividade aula de culinária a criança ao confeccionar seu próprio prato vivenciará experiências significativas para seu aprendizado. Temos como objetivo promover a socialização, a autonomia, integrar a culinária com a maioria das disciplinas, promover a interação entre os alunos e professor.
Numa dinâmica alegre e interativa, os alunos com a orientação do professor, devem escolher uma receita que trouxeram de suas casas e a partir daí receber explicações, questionamentos sobre as particularidades dos ingredientes. Depois de pronto, degustar e ouvir os comentários. Numa próxima aula fazer um