Densidade
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DENSIDADE
Determinação de densidade de amostras sólidas e líquidas.
Letícia Pereira Carvalho RA: 518243
Olavo Stuchi Santana RA:518239
Professor: Dr. Norberto Luiz Amsei Junior.
BARRETOS, 26 de Abril de 2012
Objetivo: Determinação da densidade de amostras sólidas e líquidas.
Introdução
A densidade de um corpo é o quociente entre a massa e o volume delimitado pela sua superfície externa.
As substâncias têm valores característicos de densidades, o que permite identifica-las.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases.
Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisa conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
d = m / v
As massas de um objeto podem ser medidas facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
O volume de objetos irregulares, como por exemplo, umas pedras, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.
Logo, mergulhando duas amostras sólidas de densidades diferentes em umas duas provetas diferentes com mesmo nível de água, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume, pois, tem mais massa em um pequeno volume!
Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos, pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades