Educação e preservação ambiental
O tema abordado requer um planejamento de trabalho, pois é de nível coletivo, ou seja, se inicia na primeira infância e se arrasta até outros níveis da vida escolar e tem a finalidade de trabalhar questões sociais, pois um dos papéis da escola é o de formar cidadãos com consciência e responsabilidade ambiental. Sendo assim, um dos métodos mais eficazes e prazerosos de ensino é o trabalho com projetos, onde os alunos têm suas dúvidas sanadas na prática e entende que sua participação influencia nos resultados, uma vez que se percebe como parte do todo.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Como lidar com as questões do meio ambiente em relação à sua preservação e recuperação de áreas afetadas, desenvolvendo em cada aluno a conscientização e responsabilidade ecológica.
PÚBLICO ALVO
O projeto desenvolvido visa trabalhar com crianças de 5 a 6 anos de idade da educação infantil.
OBJETIVOS
Segundo Oliveira (2010, p.239), preservação do meio ambiente é um tema pouco debatido nas escolas, visto os baixos índices de reciclagem no Brasil.
O objetivo do projeto é conscientizar os alunos que cada um deles tem responsabilidade com o meio em que vive, e assim possam ocorrer mudanças de comportamento e que sua participação é importante na preservação, no combate à poluição e no desperdício de recursos naturais.
EMBASAMENTO TEÓRICO
De acordo com o conteúdo estudado nas disciplinas Orientação e Práticas em Projetos na Infância e Educação Ambiental (ambas da UNIP Interativa), os projetos são criados com a finalidade de conhecer melhor cada criança e como interagem com a sociedade que as cercam e as propostas pedagógicas desse tema devem ser elaboradas visando o desenvolvimento de práticas sociais e comportamentais com o meio ambiente.
PERCURSO METODOLÓGICO
Para trabalharmos as questões ambientais com crianças de educação infantil, é necessário fazer uma sondagem para saber o que o grupo entende sobre tal assunto e somente após essa pesquisa iniciar o