Aplicação da educação ambiental para preservação do açude santo anastácio
INTRODUÇÃO E OBJETIVO
A água é um dos principais recursos para que ocorra existência de vida no planeta, tais quais as dos seres humanos. É de suma importância que este recurso seja utilizado de forma sustentável e sem que haja a perda dos mecanismos de retenção desta, caso contrário, há a produção de inúmeros problemas de escassez.
O Brasil possui cerca de 12% de toda água doce de superfície do planeta, porém, falta água nas regiões do semiárido e em algumas capitais devido a falta de distribuição. Em alguns locais, o aumento populacional desacerbado, à diversificação dos usos da água, a falta de uma boa educação ambiental para a população, a deposição de matéria orgânica em lagos, lagoas, açudes, rios e riachos acabam por poluir este recurso e um dos problemas gerados, além da escassez, é a eutrofização.
A eutrofização é um fenômeno causado pelo excesso de composto químicos ricos em nitrogênio e fósforo. Este excesso leva a um aumento da reprodução de algas, gerando também um aumento da biomassa e consequentemente formando uma “barreira” para a penetração de luz solar para os fotossintetizantes ali presentes, diminuindo o oxigênio disponível. Com essa diminuição de oxigênio, há a morte de várias espécies de organismos no qual reflete na cadeia alimentar e também prejudica a qualidade da água pela decomposição desses seres. Estes problemas afetam diretamente a saúde e a economia da população ali presente, que usufruem deste recurso contaminado.
O objetivo deste projeto será a educação ambiental da população que mora próxima e que utiliza o açude Santo Anastácio para fins econômicos e de consumo. Esse açude encontra-se atualmente supereutrofizado e isto pode levar as pessoas ali presentes a terem problemas de saúde gravíssimos.
Cronograma de atividades
Fevereiro
1ª semana: (etapa 1)
Implantação de algumas placas ou banners nos locais de muita movimentação da população