Educação Ambiental no Campo: Umas ação educativa para preservação das Matas Ciliares
UMA AÇÃO EDUCATIVA PARA PRESERVAÇÃO DA MATAS CILIARES
Graziano Leal Fonseca1
Francely Aparecida dos Santos2
Resumo
Esse artigo tem com objetivo relatar a culminância do projeto Educação Ambiental na Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento na comunidade rural de Santa Bárbara I, município de Montes Claros-MG: uma ação educativa para preservação e revitalização da bacia hidrográfica do rio Pacuí. Trabalho este que se desenvolveu a partir de um tema gerador e teve como estratégia de execução, aula teórica, participativa e prática e observação in locu. As atividades buscaram conscientizar, incentivar e desenvolver a participação, engajamento e mobilização de um grupo de alunos sobre mata ciliar e sua importância para a preservação do solo, da água e da fauna, além de realizar o reflorestamento de um trecho da mata ciliar do rio Pacuí com o plantio de mudas nativas pelos próprios alunos. O projeto teve como resultado, um espaço de dialogo dinâmico, onde os alunos adquiriram conhecimentos e valores capazes de despertar uma postura ética e cidadã, que os oriente para o desenvolvimento de um futuro sustentável.
Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Ambiental, Mata ciliar.
Introdução
O presente artigo se configura como a culminância do Projeto de Intervenção Local (PIL) Educação Ambiental na Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento, na comunidade rural de Santa Bárbara I, município de Montes Claros-MG: uma ação educativa para preservação e revitalização da bacia hidrográfica do rio Pacuí, realizado como atividade obrigatória para obtenção do Certificado de Especialização em Educação do Campo.
Este trabalho se estruturou com o desenvolvimento de uma prática pedagógica em Educação do Campo e foi construído a partir da temática Educação Ambiental. Os trabalhos foram pensados e conduzidos a partir de um tema gerador e de uma situação problema. Consistiu em aula teórica/participativa e trabalho de campo, que